sábado, 10 de julho de 2010

Mudar para ser sempre o mesmo

Eu criei um blog, o tão famoso blog. Aquele que geralmente, você sempre vê alguém comentando que tem.
Eu sempre gostei muito de escrever, mas fiquei muito tempo pensando no que escreveria na minha primeira postagem, pois bem, até agora ainda não consegui me decidir. Nos últimos dias, eu ando muito reflexiva em relação a quase tudo na minha vida. Fico pensando em como as coisas mudam com o decorrer do tempo, como um pensamento que tínhamos há algum tempo atrás, pode se transformar totalmente. Aí então, me lembro da minha vida universitária, tão sonhada pras pessoas do ensino médio.
Particularmente, eu entrei com uma cabeça digamos um tanto quanto conservadora, mas dentro da faculdade, você começa a perceber que seu mundo era pequeno demais, que as coisas que você achava mais divertidas, eram coisas simples. Às vezes é até meio perigoso, porque o deslumbro leva as pessoas a perderem sua essência, seu jeito de ser. Dentro da faculdade, parece que a liberdade aumenta, se uma mulher beijasse uma outra numa festinha do colegial, por exemplo, todo mundo comentaria no dia seguinte. Na faculdade não. Isso acontece e ninguém nem se importa. Parece que tudo fica normal demais.
Outro dia eu fiquei meio assustada, porque enquanto esperava um amigo me buscar um copo d'água, me deparei com mudinhas de maconha como se fossem aquelas plantinhas que sua mãe adora colocar na janela, ou na varandinha da sua casa. Coisas que antes eram grandes se tornam pequenas. E será que isso é bom? Por um lado sim, por outro não. É bom porque você fica mais aberto a mundos diferentes, quebra certos preconceitos, e é ruim porque você meio que se acostuma a achar tudo muito normal, fica mais vulnerável e para muitas pessoas, essa vulnerabilidade é muito prejudicial.
Acho que o mais importante no fim das contas, é você se abrir sim às novas experiências, sair com sua turma, curtir essa ótima ''vida universitária'', mas sem perder sua essência. Se você não quer beber, não beba só porque todo mundo está bebendo. Tenha opinião. Não faça nada para mostrar aos outros, ou simplesmente para suprir um constrangimento, por não ser o cara mais social no meio das pessoas. A gente muda, muda sim. Mas é essencial que essa mudança seja natural, não forçada e nem determinada por alguém que não seja você próprio.
Talvez, ninguém leia esse texto, talvez, meia dúzia de pessoas possa conseguir lê-lo. Para mim o mais importante, é deixar uma mensagem que por maior que seja a mudança ocorrida na sua vida, por maior que seja o passo em seu amadurecimento, seja ele social, seja ele emocional, continue sendo aquilo que você sempre foi. Que as mudanças sejam sempre positivas. Você pode até mudar sua aparência, seus gostos, mas nunca deixe que nada, nem ninguém, mudem o seu caráter. Mude a vida toda, mas sempre com a intenção de ser sempre você mesmo, e o mesmo você, sempre.


Por Paula Mendonça

4 comentários:

  1. E como eu falo coisas que acharia extremamente "caretas" se ouvisse a um ano atrás... omo as coisas mudam e você amadurece em uma universidade. Você só percebe depois que alguem te fala que vc mudou. Muito perfeito o texto Paula!

    ResponderExcluir
  2. ...é isso mesmo! Ser você mesmo!...alguém já havia disto sobre isso! Cada cabeça uma...alguma coisa! Continue escrevendo, escreve bem!Bj

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo belíssimo comentário,Paulinha!
    Continue escrevendo com essa firmeza e veemência de detalhes que desperta interesses riquíssimos dentro do ser humano e o faz passar a pensar de forma diferente! Pequenas coisas que ele só passa a dar o devido valor qnd perde...Isso é lamentável...
    Mas Deus instrue pessoas como vc para servir de ataláia e mostrar a direção certa a seguir...

    BjO GRANDE no ♥

    Da sua desde já ,admiradora

    "Carlinha Vasconcelos"

    ResponderExcluir