sexta-feira, 23 de julho de 2010

VIDA

Fiquei um tempo sem postar nada aqui. Estava pensando no que postaria, foi quando então, resolvi falar da vida, ou de vida, como preferir. Pensei primeiramente na minha vida, nas coisas que me faziam feliz e comecei a perceber por exemplo, que eu ficava feliz em sair com meus amigos, ir ao shopping fazer compras, estar em sintonia com a natureza e os animais. Fui mais além. Resolvi pensar em como eu fazia todas essas coisas. Olhei para meu corpo. Pode parecer estranho, mas foi exatamente o que eu fiz. Como eu poderia sair com meus amigos, se eu não andasse? Como poderia contar-lhes coisas agradáveis, das boas risadas, se eu não falasse? Como poderia escolher uma roupa bonita ou olhar uma paisagem se eu não enxergasse? Foi aí então, que comecei a dar valor na VIDA. A gente tem mania de reclamar de tudo. Reclamamos de nós mesmos, reclamamos do mundo, mas somos responsáveis por tudo que nos acontece e consequentemente acontece à nossa volta. Eu tive duas experiências nesses últimos dias sobre vida, se é que posso chamar isso de vida. Fui enterrar o professor mais bem humorado que eu já tive. Vê-lo ali imóvel, pálido, sem aquela alegria, me deu uma tristeza acompanhada de uma reflexão profunda.Eu sei que ele não morreu naquela terça-feira, ele morreu no dia em que o médico decretou que ele não poderia mais andar, nem falar. Será que ele se deu conta de que algum dia isso aconteceria? Será que nós, valorizamos realmente aquilo que temos? O outro fato, é a doença do meu pai. Acabou de tirar um câncer do intestino e está com cirrose. Ele não pode beber, mas bebe. A diferença entre os dois fatos é apenas uma. Um não teve escolha, meu pai tem. O que me entristece? Ele simplesmente bebe. Ele pode escolher viver, mas é responsável pela sua própria morte, que é a pior: a morte, ainda em vida.
Quando pensamos numa vida feliz, geralmente nos vem a imagem de uma família supostamente perfeita, uma casa grande, um cachorro, filhos, férias na praia. Quem nunca ouviu ''aquela pessoa é cheia de vida'' ? Suponho que todos já tenham ouvido, mas afinal, o que é ser cheio de vida então? Ter uma vida boa, saúde, amigos, bens materiais? Não! Isso não é vida. Vida vai muito além. Cada um possui a sua, entretanto, perdemos muito tempo pensando na vida alheia. Ter vida, significa você poder ser livre, ter a sua vida. Só sua, exclusiva. Ninguém divide vida, dividimos felicidade, sentimentos. A vida é simplesmente, ou complexamente, o sítio dos acontecimentos de cada um. Um lugar bem cuidado, com certeza só atrairá coisas boas, pessoas boas. Cuide desse lugar. Mantenha-o limpo, limpo das impurezas, das falsidades, da inveja, dos pensamentos negativos. O que conseguir conquistar, cuide, ame, VALORIZE. Não espere chegar o ''tarde demais'' para dizer que ama alguém. Cuide de sua saúde, escolha viver. Não só passe na vida, viva-a todos os dias, todas as horas. Se tiver vontade de sorrir, não se contenha. Se quiser chorar, chore. Se gostar de alguém, não tenha medo de dizer. Amar é preciso. Se o mundo amasse, todos teriam VIDA. Plante os mais belos sentimentos no jardim de sua vida e acima de tudo, cuide de sua própria vida, mas cuide mesmo, de verdade. Se ame, se arrume, se perfume, se reúna com seus amigos,coma uma barra inteira de chocolate sozinho, tenha dor de barriga de tanto rir de alguma besteira, leia um livro, plante uma árvore, tenha um animal de estimação,tenha fé, pratique algum exercício, e quer um conselho? Pratique a bondade, o perdão. Pare de seguir e criar rótulos que o mundo impõe.
Talvez, esse seja apenas mais um texto, mas se pelo menos uma pessoa puder lê-lo e sentir vontade de viver. Pimba! Consegui passar um pouquinho do que é a VIDA para mim. Nenhum problema é grande demais, quando a vontade e o dom de viver, é maior. Viva!

(Paula M. S. Mendonça)

2 comentários:

  1. aprendi mto com sua histiria...e tbm fiquei mto sentida em ter perdido um professor tao bem humorado e gente boa naquela terça feira...
    foram os dez minutos mais bem aproveitados da minha vida....aprendi a viver com vc...obriga flor!! Bjos da Loira

    ResponderExcluir
  2. Sensacional seu texto Paulinha. :)

    Você deveria escrever aqui com mais frequência...

    Bjão!

    ResponderExcluir